Você acessa qualquer mídia e somente um assunto domina todas as pautas. As eleições ficaram no passado e no último mês só se fala em Copa do Mundo. O Catar, um país totalmente diferente, em cultura, arquitetura, clima e costumes, frequentou o nosso imaginário e permeou os sonhos de muitos de nós quanto a assistir aos jogos ao vivo numa viagem internacional superinteressante.
De acordo com artigo divulgado recentemente pelo time de Research da XP Investimentos, uma simulação de viagem para o Catar estaria em torno de 60 mil Reais. Nesse valor são considerados passagem, acomodação, alimentação e ingressos para os jogos. Digamos que não é exatamente barato, mas está longe de ser impossível, se você começar a se planejar agora para 2026.
A próxima Copa do Mundo terá Estados Unidos, México e Canadá como países sedes. Será a primeira vez que a competição será compartilhada por 3 países. As cidades que receberão os jogos serão:
Canadá: Vancouver e Toronto.
México: Cidade do México, Monterrey e Guadalajara.
Estados Unidos: Seattle, São Francisco, Los Angeles, Houston, Dallas, Kansas City, Atlanta, Miami, Filadélfia, Nova York e Boston.
Com um planejamento financeiro adequado e o auxílio de uma boa agência de viagens, assistir a seleção brasileira na próxima Copa do Mundo será um bem-sucedido projeto! Confira abaixo as dicas de ouro para você seguir desde já:
1- Determinar o nível dos seus gastos
Esse valor depende do seu padrão de vida como um todo e o quanto você está disposto a gastar durante a viagem. Com um valor total em mente, fica mais fácil planejar a sua viagem e os meios de obter esses recursos. A depender do orçamento, você pode focar em um só país para assistir a Copa de 2026. Ou visitar os 3 países-sede, passando por uma cidade sede em cada país.
Nesse sentido, o valor total é muito subjetivo e depende dos gostos pessoais de cada um. E pensar de forma realista é definitivamente a melhor forma de se planejar. Não adianta pensar em uma meta de viagem totalmente fora da realidade, com hotéis 5 estrelas e carros de luxo. Metas irreais só irão causar desânimo e frustração. Portanto, vislumbrar uma viagem de acordo com o seu patamar financeiro é a melhor opção.
2- Quanto tempo você tem até a viagem
Começando agora, você tem cerca de quatro anos para a próxima Copa do Mundo. Sendo assim, o mais interessante é dividir o valor total pensado para viagem pelos meses até a Copa. Dessa forma, você terá uma estimativa mensal do valor necessário que deverá ser poupado.
Além de guardar o dinheiro mensalmente, é importante pensar em investir esse valor para ter rendimentos adicionais.
3 – Como investir o seu dinheiro
Como o valor poupado já tem uma finalidade, a sugestão é investir de forma conservadora. Diante do cenário econômico atual, taxa de juros alta, títulos de renda fixa estão apresentando ótimos níveis de rentabilidade com baixo risco. CDBs, LCIs e LCAs revelam-se investimentos ideais para o momento. Além disso, fundos de investimentos de boas gestoras são recomendados.
Apesar da facilidade, a poupança não é recomendada por oferecer um rendimento menor do que outras aplicações, levando em conta riscos semelhantes. Dessa forma, é mais interessante buscar por uma plataforma de investimento para aplicar esses valores, seja recorrendo a uma área específica do seu banco de confiança ou a uma corretora de investimentos.
Todavia, o mais importante durante esse processo pré-Copa do Mundo é a constância dos aportes. Os rendimentos dos investimentos devem ser encarados como um valor adicional. Poupar o dinheiro é o pilar que vai garantir a sua viagem.
Vamos nessa?
Gabriel Garcia é graduando em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Fez intercâmbio na Oslo Business School, na Noruega, e atualmente integra o time de Inteligência de Negócios da Az Gestão Empresarial.
0 comentários